segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vestimentas

Os povos do continente africano costumam usar trajes, pinturas corporais, tecidos e adornos, conforme as identidades de seus devidos grupos. Geralmente as pinturas são usadas em cerimônias, para enfeitar o corpo ou para exibir o estilo de sua tribo, todas as pinturas tem um significado diferente.
A influencia ocidental chega através de roupas usadas revendidas no mercado africano. Essas "roupas de branco" conhecidas por mitumba, são bastante comuns em algumas partes do continente. Ha muita polemica entorno delas.
A vestimenta das mulheres africanas, baseia-se, em grande parte, em panos ou cangas que enrolam no corpo como vestidos, cangas, capulanas, etc. São belos tecidos cuja padronagem e acabamento é reconhecida mundialmente. Os africanos, mais do que ninguém, falam através de seus panos. “Eu ando mais rápido do que minha rival”, “meu marido é capaz” e “seu pé, meu pé” são algumas das expressões ditas por meio das famosas estampas figurativas impressas nos tecidos feitos naquele continente, principalmente em locais como Gana, Benin, Togo e Costa do Marfim (todos com a mesma matriz lingüística e cultural, a Akan). As africanas vêem uma roupa Gucci ou Dior, copiam o modelo e dizem para o costureiro: quero um igual a este. Com uma vantagem: elas adaptam a roupa ao próprio gosto. O que importa não é se é Gucci ou Dior, e sim se o tecido é bom, se a roupa é bem-feita. Pois é: na África, o hábito de comprar um tecido e levá-lo para os profissionais que o cortam e costuram ao seu modo ainda é preservado, assim como foi comum em um Brasil não muito distante. “Todos encomendam roupas, dos mais ricos aos mais pobres”, diz a pesquisadora, informando que, entre os últimos, também é bastante comum a compra de roupas de segunda mão. A prática de mandar fazer vestidos, saias e blusas é tão comum que, nas feiras-livres, vêem-se homens e mulheres com máquinas de costura sentados no chão à espera de clientes que chegam com croqui na mãos.

29 comentários:

  1. Olá um bem posso publicar este artigo no meu blog? Lógico que citarei seu crédito... Foi vc quem escreveu?

    ResponderExcluir
  2. Meu blog: www.identidadeblack.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. obrigada foi muito útil no meu trabalho!

    ResponderExcluir
  4. obg nem um outro site tinha essas informações

    ResponderExcluir
  5. muito legal!! me deu uma ajuda no meu trabalho de Artes>>>

    ResponderExcluir
  6. muito legal!! me deu uma ajuda no meu trabalho de Artes>>>

    ResponderExcluir
  7. muito legal!! me deu uma ajuda no meu trabalho de Artes>>>

    ResponderExcluir
  8. Obrigada! Este é o melhor site sobre a moda africana que achei. O assunto é muito bem abordado!

    ResponderExcluir
  9. me ajudou muito no meu trabalho de ensino religioso tirei 12

    ResponderExcluir
  10. obrigado pela ajuda pois me ajudou muito no meu trabalho de História tirei nota máxima

    ResponderExcluir
  11. Obrigada!!Essas informações foram muito uteis para o meu trabalho de historia sobre "Vestimenta Africana"!!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado foi muito útil no meu trabalho par toba.Jumên toba

    ResponderExcluir
  13. '234ro8iur3Q 46YHTBG3QeGSFGN




























    YAEZ5UN5UY6YS45HJ









    I67IHF3Y45GHEY45TERRRRRRRRRRR0P.0G

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado me ajudou no meu trabalho de Games toppppppppppppppppppp no trabalho de matematica tbm legallllllll mandefdgfnFJUTFEHFshfh

    ResponderExcluir
  15. bah meo, muito show de bola esse artigo ae, ta me ajudando com o trabalho que meu amigo não sabe o que escrever, vlw ae

    ResponderExcluir
  16. 🤧🤧🤧🤧🤧🤧🤧🤙🤙🤙🤙🤙😷

    ResponderExcluir